Foto: Ivan Shupikov

Dora Varella começou a andar de skate aos 10 anos de idade e desde então não parou mais. Ela se dedica aos treinos, a preparação física, as competições e aos rolês de skate com os amigos.

Em janeiro de 2019, com 17 anos, se tornou skatista profissional pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e em junho, profissional nos EUA
com o lançamento de seu Pro Model de shape pela marca Hosoi Skateboards.
 

Atualmente é a sexta colocada no Ranking Olímpico da World Skate (ranking atualizado em 22/11/2019) e a primeira brasileira na corrida olímpica.

 
É tricampeã mundial amadora do Girls Vans Combi Pool Classic - EUA (2016, 2017 e 2018), bicampeã pan-americana open no Vans Park Series Women´s Continental Championships - EUA (2017 e 2018), Campeã Brasileira de Bowl - CBSK (2015) e Vice-campeã Brasileira de Park (2019).

Faz parte da Seleção Brasileira de Skate, CBSK (2018, 2019 e 2020).
Participa das seletivas mundiais disputando uma vaga nas Olimpíadas de Tokyo 2020 na modalidade Park.


Confira abaixo a trajetória da skatista.

DORA VARELLA, 31/07/2001,19 anos  / São Paulo - SP

 

2020
 

Dora é a campeã da primeira etapa do Oi STU Qualifying Series- Florianópolis/SC
 

"Comecei meu ano com o pé direito." Dora Varella esbanjava um sorriso largo enquanto recebia os abraços de toda a galera do skate. A paulista de 18 anos voou na última volta e venceu a etapa de Florianópolis do STU, o circuito brasileiro de skate park. Número 1 do país no ranking olímpico, Dora celebrou a boa largada justamente na temporada de estreia da modalidade na Olimpíada, em Tóquio.
Fonte: GloboEsporte.com


 

Dora Varella no TikTok: 1 milhão de seguidores e vídeo com 60,5 milhões de visualizações!
 

Dora Varella postou no TikTok o vídeo gravado na mega rampa do Bob Burniquist em que dropa o quarter de 10 metros de altura. Na ocasião tinha apenas 500 seguidores e em pouquíssimas horas o número de visualizações e seguidores crescia assustadoramente. Na data de hoje 20/09/20202, o vídeo conta com 60,5 milhões de visualizações, 7 milhões de curtidas e 51 mil comentários.
 

TNT e Dora Varella em evento beneficente de Bob Burniquist
 

No lugar de futebol, o Allianz Park, sediou no 11 de setembro de 2020, o evento beneficente Spotlab Sessions, com apresentações e performances de skate e BMX. Entre os atletas convidados, estavam: Dora Varella, Rony Gomes, Italo Penarrubia, Edgard Vovô, e Gui Khury e na modalidade BMX,Anderson Queiroz.  O evento,  no formato drive-in, acontecereram shows de André Frateschi, Ego Kill e Talent e o DJ Papatinho. Organizado pelo Instituto Bob Burnquist (IBB), o espetáculo  visou arrecadar recursos com a venda de ingressos, que foram revertidos para campanhas de doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) a hospitais e profissionais das redes públicas de saúde. Durante as apresentações  foram seguidos os devidos protocolos de saúde e segurança de combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
 


2019
 

Canal Off Programa Partiu Skate 2019  
 

No dia 15 de janeiro estreou a segunda temporada do programa Partiu Skate. Com 10 episódios de 25 minutos de duração, Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco visitam pistas de skate pelo Brasil onde encontram seus amigos para sessões iradas. Um dos episódios foi  gravado na Califórnia em 2017 onde a Dora foi bicampeã amadora no Vans Girls Combi Pool Classic na temida pista Combi Pool.

 
 

Dora Varella é skatista profissional e integrante da Seleção Brasileira de Skate 2019

Foi anunciada em 15 de janeiro pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), a lista de skatistas profissionais 2019.  Dora Varella acumula três títulos mundiais, dois pan-americanos e dois nacionais como skatista amadora e está entre as 20 melhores do mundo pelo ranking mundial da World Skate. Ela faz parte do time da Seleção Brasileira de Skate 2019 (CBSK) e do Programa Bolsa Atleta do atual Ministério da Cidadania, extinto Ministério do Esporte, que a auxiliam na conquista de uma vaga para as Olimpíadas de Tokyo em 2020. 


Família NEUTROX!
 

No dia 08 de março, dia internacional da mulher, foi anunciado que Dora Varella é parte da família NEUTROX, que  apoia o esporte feminino, como o skate e as boas coisas da vida! Obrigada NEUTROX por essa nova parceria! 


 

Oi STU Qualifying Series 2019  - Florianópolis, SC / BR
 

A chuva até tentou atrapalhar, mas o sol logo apareceu e esquentou de vez o reformado Skatepark da Costeira, em Florianópolis, Santa Catarina. O lugar foi escolhido para abrir a temporada 2019 da modalidade park no Oi STU Qualifying Series 2019, o circuito brasileiro de skate.  Das 20 meninas, apenas oito avançaram para a final. O destaque dessa fase ficou por conta da recém-profissionalizada Dora Varella que passou em primeiro lugar para a final. Dora concluiu essa etapa como vice-campeã. A final contou com a transmissão ao vivo do SporTV.
 

TNT Energy Drink anuncia novo time de atletas!
 

A atleta Dora Varella adora reunir títulos e agora também se juntou ao TNT Energy Drink. Parabéns Dora por mais essa conquista! 

Dew Tour: começam as seletivas Olimpícas
 

O campeonato Dew Tour aconteceu em junho em Long Beach, Califórnia e  abriu a temporada da primeira janela das seletivas olímpicas. Dora Varella passou raspando das quartas de finais para a semi-final. Na semi-final ficou com 13º lugar e não passou para final. É só o começo! A meta para se classificar para Tokyo 2020 é estar entre as vinte melhores do mundo com no máximo três skatistas de cada país e uma de cada continente!  

 

O sonho do Pro Model nos EUA pelas mão de Christian Hosoi
 

Momentos antes das quartas de finais no Dew Tour, Dora foi presenteada  pelo seu patrocinador e amigo, Christian Hosoi com seu primeiro Pro Model para a marca Hosoi Skateboards. Agora Dora é pro! Grande fã do Brasil, Hosoi escolheu a bandeira de nosso país para o gráfico do shape. O carinho e dedicação de Christian ao skate feminino mundial foi representado por lindo bolo no formato do shape com o gráfico do Pro Model. Dora faz parte do time Hosoi Skateboards desde 2017. Kody Tamanaha, skatista havaiana e integrante do time Hosoi também se tornou pro com a Dora nesse mesmo dia!  
 

Nanjing, China: segundo campeonato das seletivas Olímpicas

Nessa etapa na cidade de Nanjing, China, Dora passou para a semi final e finalizou na 15º posição. A competição aconteceu em junho. 
 

 

Segunda etapa Oi STU em Brasília

Nos dias 26 a 28 de julho aconteceu em Brasília a segunda etapa do STU. Dora finalizou esta etapa em segunda lugar!


 

Mundial de Skate Park em São Paulo: ultimo campeonato da primeira janela das seletivas olímpicas
 

Depois de muito treino na sua pista preferida em sua cidade natal, Dora Varella passou em quarto lugar para a final e concluiu a competição com a sexta colocação. A sexta colocação no mundial garantiu uma escalada no ranking mundial da World Skate. Por se tratar de uma etapa com uma pontuação muito maior que outros mundiais, Dora finalizou a primeira janela na sétima colocação do ranking olímpico da WS e é a primeira brasileira! Go Tokyo 2020. 
 

Final do Circuito Brasileiro Oi STU em Sapiranga, RS

 

A Cidade de Sapiranga no Rio Grande do Sul sediou a final do Circuito Brasileiro de Park 2019. Dora finalizou esse campeonato em segundo lugar e foi vice-campeã brasileira de Park, 2019.


 

Mundial de Skate Park no Rio de Janeiro: Dora é a sexta melhor skatista do mundo
 

Dora Varella fez bonito na final do OI STU no Rio de Janeiro. Completou as três voltas com o estilo e a segurança de sempre. Esse campeonato aconteceu em novembro e abriu a segunda janela das seletivas olímpicas de Tokyo 2020.  Terminou com a sétima colocação no campeonato e agora está na sexta posição do ranking olímpico da World Skate. Ranking atualizado em 22/11/2019. Go DORA! 

2018
 

Oi Park Jam  - Itajaí, SC / BR

 

O ano começou bem para Dora. Ela fez bonito no campeonato Oi Park Jam que aconteceu na Praia Brava, Itajaí, SC nos dias 27 e 28 de janeiro.  Com transmissão ao vivo pela Rede Globo no Esporte Espetacular as meninas deram um show e conquistaram o espaço do skate feminino brasileiro em eventos de grande porte. Dora Varella  passou em primeiro lugar para a final e conquistou a segunda colocação. 
 

Vans Girls Combi Pool Classic - Orange County, Califórnia / EUA
 

A edição do Vans Combi Pool Classic 2018 na Califórnia aconteceu em março e foi o ultimo ano em que a Dora correu na categoria amadora (15 & over).  Sagrou-se tricampeã mundial, trazendo pelo terceiro ano consecutivo o título para o Brasil. 
 

Dora Varella na Seleção Brasileira de Skate CBSK 2018

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anunciou no dia 14/04 a formação da primeira seleção brasileira de skate, já de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, quando o esporte fará sua estreia na competição.
Com a criação da seleção, a entidade pretende dar mais suporte aos atletas, com departamento médico e suporte financeiro para viagens e participações em eventos internacionais. Dora Varella foi convocada e é agora integrante do time! Ela também conta com o apoio do Ministério do Esporte com o programa Bolsa Atleta. 
 

Oi STU Qualifying Series 2019- 1 º Etapa  - Florianópolis, SC / BR

 

A primeira etapa do STU aconteceu na pista da costeira em maio, na cidade de Florianópolis. Essa etapa faz parte do Circuito Brasileiro de Skate, na modalidade park. A liderança nas eliminatórias ficou com Dora Varella e por fim conquistou o pódio com o segundo lugar. 
 

Vans Park Series Women´s Pro Tour - São Paulo, SP / BR

Essa etapa aconteceu na nova pista da Vans no parque Cândido Portinari em São Paulo. Dora passou para a semi-final em 7º lugar e finalizou essa etapa em 14º  lugar.

Vans Park Series Women´s Continental Championships  - Bicampeã Pan-americana - Huntington Beach, Califórnia / EUA
 

O Vans Park Series Women´s Continental Championships aconteceu em julho na cidade de Huntinghton Beach, Califórnia. Dora passou em primeiro nas preliminares que contou com 20 competidoras. Sagrou-se bicampeã das Américas o que garantiu novamente sua vaga para a disputa da final do mundial em Suzho, China, no final de outubro.  
 

Vans Park Series  Women's World Championships - Suzho / CHINA
 

A final do circuito Vans Park Series Women´s World Championships aconteceu em Suzho na China em outubro. Em recuperação de uma lesão no joelho, Dora finalizou o circuito mundial em 13º lugar entre as 18 competidoras. 

World Skate - Nanjing / CHINA
 

O primeiro campeonato mundial de Skate Park organizado pelo World Skate, aconteceu na China na cidade de Nanjing, dias depois da final do Vans Park Series. Contou com  42 mulheres de 18 países no belíssimo skate park Fish-mouth Wetlands. 
Os resultados deste evento farão parte do Ranking Mundial de Skateboarding, e determinarão a semeadura para as eliminatórias olímpicas a partir de janeiro de 2019. Dora sentindo ainda o joelho, passou para as semi-finas em 8º lugar e terminou com o 15º lugar no ranking mundial.
 

STU Final - Rio de Janeiro - RJ / BRASIL
 

O STU Qualifying Series é o principal circuito de skate Street e Park do Brasil desenvolvido a partir de uma parceria inédita com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).  A final aconteceu na Praça do Ó no Rio de Janeiro em Novembro.  Dora ficou com o bronze na final e em nono lugar na classificação geral. Dora não participo de duas das quatro etapas do circuito devido a uma lesão. 

2017
 

Vans Girls Combi Pool Classic - 2017
 

Em janeiro, Dora Varella, foi novamente convidada  a  participar do campeonato mundial Vans Girls Combi Pool Classic (Califórnia, EUA), só que desta vez na categoria "15 and over". Mais uma vez foi a campeã na categoria e trouxe o caneco para o Brasil! Ainda na Califórnia, Dora deu início as gravações da segunda temporada do programa Partiu Skate para o canal Off.
 

Dora e Christian Hosoi
 

A felicidade em trazer o titulo para o Brasil não parou por aí. Dora encantou ninguém menos que a lenda do skate mundial Christian Hosoi que a convidou para integrar seu time de skatistas pela sua marca Hosoi Skateboards.
 

Vans Park Series 2017 - Campeã Panamericana  
 

Em abril aconteceu na cidade de Serra Negra-SP o campeonato Vans Park Series National Championships. Dora foi a campeã nacional e garantiu sua vaga na semi-final Continental em Huntington Beach, em julho na Califórnia. Dora não só foi a melhor no Brasil como também a das Ámericas. Ela venceu também a etapa do VPS em Huntinghton Beach, garantindo sua vaga para a final do mundial em setembro, em Xangai, China. Em Xangai, após uma queda que lhe rendeu dois galos na cabeça, Dora finalizou o mundial em 10º lugar!!
 

Qualificatórias XGames 2017
 

Com dois pódios no incio do ano de 2017 Dora recebeu o convite para participar da qualificatória dos X Games 2017 que aconteceu na cidade de Boise, Idaho, EUA, durante os dias 07 a 10 de junho. Dora passou para a final em 7º lugar e finalizou em 11º. Somente as 4 primeiras colocadas mais as três primeiras do ano de 2016 garantiram as vagas para o evento principal em Minneapolis. 

Canal OFF - 2º Temporada "Partiu Skate"

 

Durante o ano de 2017 Dora gravou pelas pistas do Brasil a segunda temporada do programa Partiu Skate para o canal Off. O programa está com estreou em janeiro de 2019.


 

2016
 

Vans Girls Combi Pool Classic - 2016

 

Com o título brasileiro de Bowl 2015, Dora foi convidada a participar do prestigiado campeonato mundial Vans Girls Combi Pool Classic na Califórnia, em janeiro de 2016, no clássico, técnico e temido bowl da marca Vans. O resultado não poderia ter sido melhor, levou o caneco na categoria “14 & under” e a certeza que muita coisa boa estaria por vir e... veio!
 

XGames

Meses depois recebeu um convite para participar do sonho de qualquer atleta de esportes radicais: os X Games! Dora foi a única brasileira convidada a participar dos X Games em Austin como "alternate"(suplente); oportunidade que a skatista agarrou e pôde estar na mesma pista treinando com as melhores skatistas mundiais.
 

Canal OFF

 

Também em janeiro de 2016, após sua conquista de campeã mundial no campeonato Vans Girls Combi Pool Classic, Dora filmou durante 25 dias, na Califórnia, o programa, Partiu Skate, para o Canal OFF, da emissora de televisão Globosat em que é uma das protagonistas. A estreia foi no mês de novembro e a veiculação dos 13 episódios ocorreu até fevereiro.
 

Campeã Brasileira de Banks 2016 - CBSK

O ano de 2016 terminou com a conquista do título de campeã brasileira de Banks 2016, quinta colocada do circuito brasileiro de bowl e quarta colocada no circuito brasileiro de vertical, todos homologados pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate).  

2015
 

Campeã Brasileira de Bowl 2015 - CBSK

 

Com apenas 14 anos participou de 9 etapas do circuito em 8 cidades pelo Brasil e conquistou o tão esperado título de Campeã Brasileira de Bowl em 2015 pela CBSK

2014

 

Dora terminou o ano de  2014 na quarta colocação do Circuito Brasileiro Feminino de Bowl e na segunda colocação do Circuito Brasileiro Feminino de Vertical (Half Pipe), ambos homologados pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate).
 

2013

 

Em 2013 a skatista criou gosto pelas competições no Circuito Futuro da Nação em São Paulo, subindo ao pódio em boa parte das etapas.

Patrocínios: 
Apoios: